Seguidores

sexta-feira, 6 de julho de 2012

REGENERAÇÃO


Texto
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Pv 4:23 e 18

REGENERAÇÃO

JO 3:3 -  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Regeneração: seus vários aspectos


A palavra regeneração vem de: Paligenesia (grego),  que quer dizer,  novo nascimento (Mt 19.23; Tt 3.5).

  1. A regeneração é uma mudança radical, operada pelo Espírito Santo na alma humana refletida na própria pessoa, por meio da Palavra de Deus, e na qual a disposição moral do homem se torna semelhante à de Deus, tornando-se o homem unido com Jesus Cristo.

  1.  Por que a regeneração é necessária?

Por causa da sua natureza pecadora, o homem  é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe.
SL 51:5 -  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
SL 58:3 -  Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.
 RM 8:7 -  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
RM 8:8 -  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

O ESPÍRITO SANTO É O AUTOR DA REGENERAÇÃO.

O testemunho bíblico mais importante da regeneração está demonstrado no diálogo que Jesus Cristo teve com Nicodemos (João 3).

Paulo nos ensina a necessidade da regeneração devido ao homem natural ser morto em seus delitos e pecados e que o homem regenerado é vivificado por Jesus Cristo

EF 2:1 -  E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
EF 2:2 -  Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
EF 2:3 -  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
EF 2:4 -  Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
2CO 5:17 -  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

As Escrituras afirmam a necessidade da regeneração (Jo 3.3; 1Co 2.14; Gl 6.15; Jr 13.23; Rm 3.11; Ef 2.3,4).

JR 13:23 -  Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.
Por isso viemos a Casa do Senhor para sermos ensinados a fazer o bem, e o maior bem veio à terra. Curando a todos.

Verifica-se que a regeneração é um aprofundamento do  arrependimento, isto é visto na mudança radical de consciência na parte do homem, que este sente-se como que se tivesse uma nova consciência.
Há também uma mudança radical em relação a vontade do homem, pois este deixa de fazer a sua vontade para então fazer a vontade de Deus.
Na regeneração o homem passa a pensar de modo diferente, sentir de modo diferente e querer de modo diferente; tudo se transforma (2Co 5.17).

Os resultados da regeneração:

1) o homem é feito um novo homem, uma nova criatura (2Co 5.17); o homem passa a ser moralmente semelhante a Deus, por isso, Deus passa a ser Pai verdadeiro do homem e este a ser um verdadeiro filho de Deus (Jo 1.12; Gl 3.26; Rm 8.15);

RM 8:15 -  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
GL 3:26 -  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
2) o Espírito Santo passa a habitar no crente (1Co 3.16; 6.19; Rm 8.11);
1CO 3:16 -  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
RM 8:11 -  E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
3) o homem é liberto da escravidão da carne (Rm 8.2);
RM 8:2 -  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
4) não vive mais na prática do pecado (1Jo 2.29);
1JO 2:29 -  Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
5) obtém vitória sobre o mundo (1Jo 5.4; 2.15-17; Ap 3.4,5).
1JO 5:4 -  Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
1JO 2:15 -  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
1JO 2:16 -  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
1JO 2:17 -  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
AP 3:4 -  Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
AP 3:5 -  O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

O Espírito Santo é o agente pelo   qual a regeneração se opera, tendo como início, meio e fim o poder da Palavra de Deus.

É somente o Espírito Santo quem pode regenerar a alma, Ele é a própria causa da regeneração (Ez 11.19; Jo 1.13; At 16.14; Rm 9.16; Fp 2.13).

EZ 11:19 -  E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
JO 1:13 -  Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
AT 16:14 -  E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
RM 9:16 -  Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
FP 2:13 -  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

CONCLUSÃO


Na queda o homem perdeu a semelhança moral com Deus, na regeneração, esta semelhança é novamente reatada, através de duas palavra  “Está Consumado”  e nesta conclusão os discípulos  foram ao túmulo de Jesus e graça a Deus estava vazio.

Pense nisto e fique na Paz
Fundação Sonhar, sonhar os sonhos de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...