Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2012

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO


                              CODEPENDÊNCIA E VIDA CRISTÃ
"Codependentes sempre põe outros em primeiro lugar antes de cuidarem de si mesmos". (Os cristãos não têm que por os outros em primeiro lugar?). 
"Codependentes entregam-se completamente." (Cristãos não devem fazer o mesmo?)
"Codependentes martirizam-se a si mesmos". (O Cristianismo honra seus mártires).
Essas afirmações tocam uma campainha conhecida, não é? Então, como podemos distinguir entre a codependência - que não é saudável nem para os Codependentes nem para seus dependentes - e a fé amadurecida, que é saudável?
A codependência diz:
  • Eu  tenho pouco ou nenhum valor
  • Outras pessoas e situações têm todo valor
  • Eu devo agradar outras pessoas independentemente do custo para mim ou para meus valores.
  • Eu devo me por à disposição para ser usado (a) por outros sem protestos
  • Eu devo me entregar.
  • Se eu exigir qualquer direito meu, estarei sendo egoísta.
Jesus ensinou o valor do indivíduo. Ele disse que amemos os outros como a nós mesmos, e não mais que. O amor a si mesmo forma a base para amar os outros.  
As diferenças entre uma vida de serviço e a codependência tomam várias formas. As motivações diferem. A pessoa serve ou está disponível para outros por livre escolha ou porque ela se considera sem valor? Ela procura "agradar pessoas"? Ela age movida por medo e por culpa? Ela age movida por uma necessidade de ser necessária? (o que significa que ela, na realidade, usa a outra pessoa para atender suas próprias necessidades; o ajudado se torna um objeto para ajudar o ajudador alcançar seus próprios alvos).
  • O serviço deve ser uma escolha ativa. A pessoa age; os Codependentes reagem.
  • O comportamento codependente é adictivo e não equilibrado. As adicções controlam a pessoa em vez de a pessoa estar no comando de suas próprias vidas.
  • Codependentes têm um senso de limites muito fraco; eles ajudam outros inapropriadamente (quando criam dependência em outra pessoa em vez de mover essa pessoa em direção à independência).  Eles têm dificuldades em estabelecer limites para si mesmos e permitem que outros invadam seus limites.
  • O senso de autovalor do codependente está ligado ao ajudar outros; o Cristianismo diz que uma pessoa tem valor simplesmente porque é um ser humano que Deus criou e ama. O autovalor de uma pessoa é separado do trabalho que alguém faz ou do serviço que presta.
  • Codependentes têm dificuldade em viver vidas equilibradas; doam-se a outros em negligência de seu próprio bem estar e saúde. A fé cristã apela para uma vida equilibrada e de cuidado para consigo mesmo.
  • A ajuda dos Codependentes é sem alegria; o serviço cristão traz alegria.
  • Codependentes são impulsionados por suas compulsões internas; os cristãos são dirigidos por Deus e podem ser livres da compulsividade, sabendo que Deus produz os resultados finais.
Características da codependência
  • Meus sentimentos agradáveis sobre quem eu sou derivam de ser amado por você.
  • Meus sentimentos agradáveis sobre quem eu sou derivam de receber a sua aprovação.
  • Sua luta afeta minha serenidade. Minha atenção mental foca-se em resolver seus problemas ou no alívio de sua dor.
  • Minha atenção mental foca-se em agradar você.
  • Minha atenção mental foca-se em proteger você.
  • Minha autoestima é melhorada por resolver seus problemas.
  • Minha autoestima é melhorada por aliviar sua dor.
  • Meu próprio lazer e meus interesses são postos de lado. Meu tempo é aplicado partilhando seus interesses e lazeres.
  • Seu vestir e sua aparência pessoal são ditados por meus desejos uma vez que eu sinto que você é um reflexo meu.
  • Seu comportamento é ditado pelos meus desejos uma vez que eu sinto que você é uma reflexão minha.
  • Eu não tenho noção de como eu me sinto. Mas tenho noção de como você se sente.
  • Eu não tenho noção do que eu quero, mas pergunto o que você quer. Eu não tenho noção das coisas, mas eu as tenho por certo.
  • Os sonhos que tenho quanto ao meu futuro estão ligados a você.
  • Meu medo da rejeição determina o que eu digo ou faço.
  • Meu medo de sua raiva determina o que eu digo ou faço.
  • Estou acostumado (a) a dar como uma forma de me sentir seguro(a) em nosso relacionamento.
  • Meu círculo social diminui à medida que me envolvo com você.
  • Eu deixo meus valores de lado para estar conectado(a) com você.
  • Eu valorizo sua opinião e modo de fazer as coisas mais que as minhas próprias.
  • A qualidade de minha vida está em relação direta com a qualidade da sua.                          
 Celebre a Recuperação  


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...