Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

A CRIANÇA E O SÁBIO


Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo?" Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O universo tem o tamanho do seu mundo." Perturbada, ela novamente indagou: "Que tamanho tem o meu mundo?" O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos seus sonhos." Se os seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Shakespeare disse que "quando se avistam nuvens, os sábios vestem seus mantos". Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam seus mantos invisíveis: protegem sua emoção usando sua inteligência como paredes e os seus sonhos como teto. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romance.
A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos. A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos. A culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.
Não desista dos seus sonhos – Augusto Cury
Pense nisto e fique na paz – Fundação Sonhar, sonhar os sonhos de Deus.

sexta-feira, 23 de março de 2012

GRAÇA



II Tm 1:9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,

Salmos 39:5 Eis que fizeste os meus dias {como} a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja é totalmente vaidade. (Selá.) (Se somos vaidade então só pela graça)

II Pe 3:18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Ap 21:6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
II Cor 4:15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
Hebreus 12:15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
Romanos 5:2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Mateus 10:8  Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Gálatas 1:6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
1 Pedro 1:13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Amém

Pense nisto e fique na paz – Fundação Sonhar, sonhar os sonhos de Deus.

sábado, 17 de março de 2012

Árvore frondosa






"Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." Jeremias 17:8
É de inteira responsabilidade dos pais a semeadura e cultivo da semente da palavra e dos ensinamentos do Senhor no coração dos filhos , bem como o cuidado diário e supervisão constante, assim como faz o agricultor no seu dia a dia, até que se torne árvore frondosa.
O que devemos ter em mente é que, assim como a semente plantada demora anos até se tornar árvore, com tronco robusto e raiz profunda, assim também é a palavra de Deus no coração de nossos pequeninos. Durante esse tempo, portanto, necessitam de cuidados especiais e proteção constante dos pais. Um dos grandes perigos, é o ataque de fungos, “pragas” e “ ervas daninhas “ que podem causar doenças na planta e sufocá-la, levando à morte. Essas pragas e ervas daninhas se apresentam na vida de nossos filhos através de más companhias, televisão, internet, ambientes hostis, permissividade dos pais em relação a todos os desejos dos filhos, falhas de caráter não corrigidas pelos pais e de muitas outras formas. Cabe a nós pais ficarmos atentos a todas essas situações. Pois, assim como acontece com as plantas onde 70% das principais doenças são causadas por fungos ( que nesse caso são organismos minúsculos apenas visíveis ao microscópio), que se multiplicam e propagam rapidamente, o mesmo ocorre com essa árvore especial que brota da semente semeada no coração de nossos pequeninos, onde muitas vezes são atacadas pelos fungos do mundo e do presente século, às vezes tão pequenos, que se o cuidado dos pais não for minucioso, passam desapercebidos. Nesse caso, se os pais negligenciam o cuidado e não detectam tais “fungos”, com certeza detectarão os sintomas das doenças e males causados por eles, tamanha a destruição que é capaz de produzir, pois seus malefícios se propagam rapidamente, provocando destruição profunda. Nesse caso há necessidade de um tratamento imediato sobre o altar do Senhor, pois somente Ele possui a cura.
Portanto, melhor é cumprir nossa missão especial como pais, sempre de forma responsável, meticulosa, atenciosa e observando os pormenores, sempre debaixo dos cuidados de Deus, com a sabedoria que vem do alto. Até que as raízes dessa árvore alcancem os mananciais que brotam do trono de Deus, que faz com que permaneça sempre vigorosa, a “qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão.” ( Salmos 1.3b).
Que Deus nos abençoe e nos guarde.
Mércia Brito Monteiro
Pense nisto e fique na paz.

sexta-feira, 9 de março de 2012

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO


                              CODEPENDÊNCIA E VIDA CRISTÃ
"Codependentes sempre põe outros em primeiro lugar antes de cuidarem de si mesmos". (Os cristãos não têm que por os outros em primeiro lugar?). 
"Codependentes entregam-se completamente." (Cristãos não devem fazer o mesmo?)
"Codependentes martirizam-se a si mesmos". (O Cristianismo honra seus mártires).
Essas afirmações tocam uma campainha conhecida, não é? Então, como podemos distinguir entre a codependência - que não é saudável nem para os Codependentes nem para seus dependentes - e a fé amadurecida, que é saudável?
A codependência diz:
  • Eu  tenho pouco ou nenhum valor
  • Outras pessoas e situações têm todo valor
  • Eu devo agradar outras pessoas independentemente do custo para mim ou para meus valores.
  • Eu devo me por à disposição para ser usado (a) por outros sem protestos
  • Eu devo me entregar.
  • Se eu exigir qualquer direito meu, estarei sendo egoísta.
Jesus ensinou o valor do indivíduo. Ele disse que amemos os outros como a nós mesmos, e não mais que. O amor a si mesmo forma a base para amar os outros.  
As diferenças entre uma vida de serviço e a codependência tomam várias formas. As motivações diferem. A pessoa serve ou está disponível para outros por livre escolha ou porque ela se considera sem valor? Ela procura "agradar pessoas"? Ela age movida por medo e por culpa? Ela age movida por uma necessidade de ser necessária? (o que significa que ela, na realidade, usa a outra pessoa para atender suas próprias necessidades; o ajudado se torna um objeto para ajudar o ajudador alcançar seus próprios alvos).
  • O serviço deve ser uma escolha ativa. A pessoa age; os Codependentes reagem.
  • O comportamento codependente é adictivo e não equilibrado. As adicções controlam a pessoa em vez de a pessoa estar no comando de suas próprias vidas.
  • Codependentes têm um senso de limites muito fraco; eles ajudam outros inapropriadamente (quando criam dependência em outra pessoa em vez de mover essa pessoa em direção à independência).  Eles têm dificuldades em estabelecer limites para si mesmos e permitem que outros invadam seus limites.
  • O senso de autovalor do codependente está ligado ao ajudar outros; o Cristianismo diz que uma pessoa tem valor simplesmente porque é um ser humano que Deus criou e ama. O autovalor de uma pessoa é separado do trabalho que alguém faz ou do serviço que presta.
  • Codependentes têm dificuldade em viver vidas equilibradas; doam-se a outros em negligência de seu próprio bem estar e saúde. A fé cristã apela para uma vida equilibrada e de cuidado para consigo mesmo.
  • A ajuda dos Codependentes é sem alegria; o serviço cristão traz alegria.
  • Codependentes são impulsionados por suas compulsões internas; os cristãos são dirigidos por Deus e podem ser livres da compulsividade, sabendo que Deus produz os resultados finais.
Características da codependência
  • Meus sentimentos agradáveis sobre quem eu sou derivam de ser amado por você.
  • Meus sentimentos agradáveis sobre quem eu sou derivam de receber a sua aprovação.
  • Sua luta afeta minha serenidade. Minha atenção mental foca-se em resolver seus problemas ou no alívio de sua dor.
  • Minha atenção mental foca-se em agradar você.
  • Minha atenção mental foca-se em proteger você.
  • Minha autoestima é melhorada por resolver seus problemas.
  • Minha autoestima é melhorada por aliviar sua dor.
  • Meu próprio lazer e meus interesses são postos de lado. Meu tempo é aplicado partilhando seus interesses e lazeres.
  • Seu vestir e sua aparência pessoal são ditados por meus desejos uma vez que eu sinto que você é um reflexo meu.
  • Seu comportamento é ditado pelos meus desejos uma vez que eu sinto que você é uma reflexão minha.
  • Eu não tenho noção de como eu me sinto. Mas tenho noção de como você se sente.
  • Eu não tenho noção do que eu quero, mas pergunto o que você quer. Eu não tenho noção das coisas, mas eu as tenho por certo.
  • Os sonhos que tenho quanto ao meu futuro estão ligados a você.
  • Meu medo da rejeição determina o que eu digo ou faço.
  • Meu medo de sua raiva determina o que eu digo ou faço.
  • Estou acostumado (a) a dar como uma forma de me sentir seguro(a) em nosso relacionamento.
  • Meu círculo social diminui à medida que me envolvo com você.
  • Eu deixo meus valores de lado para estar conectado(a) com você.
  • Eu valorizo sua opinião e modo de fazer as coisas mais que as minhas próprias.
  • A qualidade de minha vida está em relação direta com a qualidade da sua.                          
 Celebre a Recuperação  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...