Seguidores

segunda-feira, 22 de julho de 2013

MORSE, BEATLES E JESUS



Morse, Beatles e  JESUS
            Quando Samuel Morse inventou o telégrafo, há mais de um século, comentou: “Como Deus deve ter ficado perturbado!”. Hoje, o telégrafo é vencido pelo fax, pelo e-mail e outros. Se Morse fosse vivo, como ficaria perturbado! Sua invenção, que ele julgava tão fantástica, é nula, e Deus segue imperturbável. E o cristianismo cresce, mais que em qualquer época. Um beatle disse certa vez que eram mais famosos que Jesus e que o cristianismo desapareceria. Há uns dez anos, mencionei os Beatles a um adolescente. Ele me perguntou: “Quem?”. Morse e os Beatles se foram. Deus e Jesus continuam.
    Na obra Quem precisa de Deus?, O rabino Kushner ressalta a singularidade do cristianismo. As demais religiões, diz ele, vêm da mesma situação: havia uma comunidade que desenvolveu ideias para entender e sacralizar o mundo. Elas surgiram como esforço das sociedades em explicar o mundo. Mas diz ele: “O cristianismo é a mais notável exceção a esta regra: a ideia existia antes da comunidade, e as pessoas tornavam-se cristãs, aceitando-a, razão pela qual as afirmações sobre Deus ficam mais em evidência no cristianismo do que na maior parte das religiões”. Este é o testemunho de um judeu.
Para o rabino, no cristianismo havia uma Pessoa, antes dos fiéis. Eles não criaram a sua fé, mas a Pessoa os ajuntou em uma comunidade. Jesus disse isto: “Quando eu for levantado da terra, todos atrairei a mim” (Jo 12.32). Nossa fé se centra numa pessoa, Jesus de Nazaré, que dividiu o mundo em antes e depois de si. Os Beatles e Morse não fizeram isso. Só sessentões e saudosistas se lembram dos Beatles. Não sei se ainda usam o código Morse. Mas Morse e os Beatles morreram e o mundo continuou o mesmo. Quando Jesus morreu, nunca mais o mundo foi o mesmo. Ele é Único. Os outros não lhe chegam aos pés. É covardia comparar-lhe qualquer um.
Num tempo de tecnologia e de culto à ciência, a fé de Jesus e crença na Bíblia são zombados. Ateu e céticos se julgam intelectuais e desdenham da fé, dizendo-a tolice, e veem as pessoas religiosas como indigentes mentais. Mas a nossa fé não fé em alguma coisa. É Nele. No único . Não num ideologia, mas numa Pessoa que nunca foi superada por alguém, e que permanece para sempre.
            O cristianismo não é uma novidade. Tem resistido à hostilidade há dois milênios. Os primeiros cristãos foram perseguidos. Depois, a igreja se corrompeu  ao ligar-se ao Estado. Isto desmoralizou o evangelho. Mas nem isto, nem o mau testemunho, nem  o grotesco e ganância de alguns grupos têm diminuído o impacto de Jesus no mundo. O mundo nunca se livrará Dele.
Críticos e adversários ficam. Falsos cristãos somem. Jesus continua Nome algum ombreia a Ele. Vale a pena crer Nele.
Pastor Isaltino Gomes
Pense nisto e fique na paz – Fundação Sonhar, sonhar os sonhos de Deus


segunda-feira, 8 de julho de 2013

NÃO PERCA O ÂNIMO, ORE. RECUSE A DESISTIR

Lucas 11:1-13

“E aconteceu que, estando Ele (Jesus) a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te dar; Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhes, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver necessário. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
Nesta passagem Jesus nos ensina o modelo da oração, assim como a perseverança,  peçam, mas continuem a pedir até que as sejam atendidas suas necessidades. Ele quer que peçamos com ousadia e insistentemente. Isso não significa pedirmos de forma desrespeitosa; significa pedirmos com reverência, mas com confiança. Quando oramos e continuamos orando, Ele promete que as nossas orações serão eficazes e que realmente receberemos as respostas de que necessitamos. Recuse a desistir.

Eldo.

Pense nisto e fique na paz – Fundação Sonhar, sonhar os sonhos de Deus. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...